Transporte Público em Paris - Parte 1 - Zonas

Estou dividindo esse post em partes, para não ficar cansativo. Essa é a Parte 1, que trata do sistema de zoneamento da cidade e do entorno.


Muitas das informações nesse grupo de posts podem parecer muito óbvias, mas procurarei ser o mais didático possível para procurar ajudar aos que não moram em cidades com metrô ou que não utilizam frequentemente transporte público.


Panorama do transporte público em Paris

Paris é, como muitos já devem ter ouvido, muito bem servida por transporte público, com grande destaque para o metrô e os trens.

Para se ter uma ideia, na região mais central de Paris dificilmente você vai se encontrar em um local distante mais de 500 metros de uma estação de trem ou metrô.

O trem, apesar de ser pouco abrangente na região central de Paris, leva até locais mais distantes como Versailles e Disneyland Paris.


O sistema de zonas

A região de Paris está dividida em 5 Zonas, sendo que as Zonas 1 a 3 representam a cidade de Paris e as Zonas 4 e 5 cidades do entorno e regiões mais periféricas.

É importante saber em qual Zona se encontram os pontos de destinos ao utilizar o transporte público, pois alguns passes só permitem circulação em determinadas Zonas ou o preço é diferenciado dependendo de quantas Zonas irá atravessar durante o percurso.


Fonte: www.ratp.fr, consultado em 15/02/2018

Não há motivo, no entanto, para desespero, é tudo muito mais fácil do que parece. Basicamente 95% da viagem será na Zona 1 de Paris, onde se encontram a grande maioria das atrações famosas.


Fonte: www.ratp.fr, consultado em 15/02/2018

Como é possível observar na segunda imagem, as atrações mais famosas de Paris se encontram na Zona 1, exceto Château de Vincennes e Basilique Cathédrale de Saint-Denis.

Fora das Zonas 1 e 2 encontram-se vários castelos e cidades pitorescas, mas irei abordar atrações em outro post.

#viagem #paris #dica #transporte #transporteparis

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS