Principais Atrações de Paris por Zona do Transporte Público

Há algum tempo fiz uma série de 5 posts sobre transporte público em Paris, mas me ocorreu também que saber o que é possível visitar em cada uma das 5 Zonas de Paris irá contribuir substancialmente para a tomada de decisão acerca de qual ticket comprar em sua viagem.

Recapitulando, o transporte público de Paris considera a divisão da cidade em 5 Zonas, sendo que a Zona 1 corresponde à região mais central de Paris e cada Zona subsequente contempla uma região um pouco mais afastada do centro que a Zona anterior. As Zonas 4 e 5 são consideradas periféricas e abrangem também outras cidades vizinhas.

Para facilitar, coloco novamente o mapa de Zonas de Paris abaixo. Esse mesmo mapa pode ser acessado em ratp.fr, mas faço a ressalva de que ele está completamente fora de escala e torcido, como por exemplo: muitas da linhas verticais nas divisões entre as Zonas não são realmente verticais.

Sugiro guiar-se pelas estações de metrôs, trens e afins, se a estação está dentro de uma determinada Zona então ir até lá será tarifado conforme as Zonas de partida e destino, sendo que esta segunda equivale à da estação.

Contudo, para ajudar um pouco no planejamento, principalmente se vale a pena comprar tickets que dão acesso às Zonas 4 e 5 e por quantos dias irá precisar desse acesso, elaborei uma tabela com as principais atrações turísticas de Paris e em quais Zonas se localizam.

Essa tabela deve ser utilizada junto com minha série de posts sobre transporte público, disponível aqui, principalmente a parte 5 que contém tabelas para tomada de decisão sobre qual ticket comprar.

**Fora da Zona 5 de Paris, acessível somente por transporte intermunicipal como TER e Intercity

Como se pode observar, a grande maioria das atrações de Paris ficam na Zona 1, e normalmente não sobra muito tempo para ficar indo às Zonas 4 e 5, uma vez que uma viagem até lá pode facilmente demorar mais de 1 hora, então acredito que para muitos os tickets que contemplam somente a Zona 1 ou no máximo as Zonas 1 a 3 (como o Paris Visite) serão suficientes.

No meu caso específico, fiquei em Paris 3 dias em uma semana e 4 dias na outras. Nos 3 dias concentrei na região central de Paris e utilizei apenas tickets T+, então eu juntei minhas viagens mais longas para os 4 dias na outra semana e o fato de ter ido à Disneyland e a Versailles justificaram por si só a compra do Navigo semanal, mesmo que eu tivesse utilizado apenas por 4 dias, aquém dos 7 permitidos.

Cada pessoa tem suas preferências e prioridades, então o que eu procurei fazer foi fornecer todas as informações que eu coletei durante minha viagem para tentar ajudar aqueles que ainda tem dúvidas relacionadas a transporte público em Paris, que por sinal é bastante complexo.

#paris #frança #viagem #dica #transporte #atrações

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS