Dica Sobre Passeios na Cidade do México

Boa noite pessoal!

Um posto rápido para começar a semana, essencial para quem planeja visitar a Cidade do México.

Farei mais posts com dicas e sobre a Cidade do México, para quem quiser conhecer um pouco mais dessa cidade maravilhosa, mas hoje falarei especificamente da melhor forma que conheci, em 3 viagens, para fazer tours na cidade e nas proximidades.

Primeiramente, há diversas opções disponíveis e a mais comum é ir a alguma agência de turismo no aeroporto ou na cidade ou até mesmo reservar passeios no próprio hotel.

São todas alternativas excelentes e confiáveis, mas hoje eu trago uma opção com melhor custo e melhor benefício: Táxi.

Mais precisamente com o Alejandro Quintero Delgado, cujo contato, com autorização do Alejandro, disponibilizo abaixo.

Logicamente há vários taxistas dispostos a realizar o mesmo serviço, mas é sempre melhor ir com algum cujo serviço é garantido, evitando assim possíveis dores de cabeça ou perda de tempo. Já peguei muito táxi no México e posso dizer que a qualidade do serviço é muito baixa, portanto encontrar alguém com boa vontade, prestativo, educado e com direção menos agressiva (quem já andou de táxi por lá sabe do que estou falando) foi o diferencial para permitir fazer uma viagem de 3 dias totalmente proveitosa.

Confiabilidade: Para fugir dos táxis clandestinos eu comprei a "passagem" em um guichê no aeroporto, o Alejandro é credenciado por essa empresa e, portanto, não é clandestino.

Preço: Em minha viagem nesse ano eu comparei o preço entre agência de aeroporto, direto no hotel e com o Alejandro. O que posso dizer é que o preço dele para duas pessoas, ou seja, passeio particular, foi exatamente igual a pagar o valor do tour em grupo para as mesmas duas pessoas. Além disso, estou comparando o meu tour (descrito abaixo) com o tour em grupo de 8 horas que passa nas pirâmides de Teotihuacan e no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Itinerário: Aqui vem o ponto forte desse tipo de tour. Não há itinerário pré-definido. Todos os tours de agência e de hotel possuem horários e itinerários definidos e cumpridos à risca. No meu caso eu agendei um horário de minha preferência para iniciar o tour e primeiramente fomos até as pirâmides. Depois disso ele indicou um restaurante para almoçarmos e fizemos um pequeno city tour de carro pela cidade, até a próxima parada, o Mercado de la Ciudadela. No mercado o Alejandro nos acompanhou, sempre nos ajudando com informações, dizendo se o preço estava bom e conferindo tudo o que estavam nos cobrando. Posteriormente fomos até Xochimilco, onde fizemos um passeios com os barquinhos típicos, sensacional. Saindo de lá, já de noite, passamos em um Walmart para fazer compras, onde pedi várias dicas ao Alejandro sobre produtos mexicanos para levar ao Brasil, e quais as marcas recomendadas dentre as disponíveis. Encerramos o tour no hotel em seguida. Os horário também não eram pré-definidos, nós ficamos quanto tempo quisemos nas pirâmides e em todos os outros locais, a partir disso fomos adaptando os passeios de acordo com o horário.

Sugestão de passeio: Tirando as pirâmides, todos os locais que visitamos foram sugestões do Alejandro. Ele nos deu várias opções e explicou o que havia em cada lugar e nós escolhíamos o próximo destino do tour, inclusive onde fizemos as refeições.

Guia turístico: O Alejandro não é um guia propriamente dito, mas isso acabou sendo até bom, pois ele conhece bastante o seu país e acabamos discutindo sobre tudo: rendimento de carro, comparação de preço de produtos com o Brasil, descontos e vantagens de ser taxista no México, futebol, história, costumes locais, relação com turistas de outros países, política mexicana, acontecimentos engraçados com passageiros, mudanças na cidade nos últimos anos, explicações sobre os locais que visitamos, dentre muitos outros. Ele conversa sobre qualquer assunto e não dá respostas curtas, sempre procura explicar da melhor forma possível e com muita paciência. Inclusive me ajudou com várias palavras que eu não sabia em espanhol, sempre é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais. Se precisar recorrer ao inglês ele também fala um pouco.

Tudo conforme combinado: No segundo dia de viagem marcamos um horário para iniciar o tour e 5 minutos antes o Alejandro estava na porta do hotel. No terceiro dia combinamos um horário para ir ao aeroporto e exatamente no horário marcado ele estava na porta do hotel. Isso conta muito, principalmente quando o tempo é curto para viagem ou não podemos correr risco de perder nosso voo. Ao final dos itinerários, ele nos cobrou exatamente o que combinamos, sem acréscimos por conta de estacionamento, pedágio, combustível ou qualquer outro fator. Parece besteira, mas é muito comum ser cobrado a mais por taxistas pelos mais diversos motivos, com ele foi tudo conforme combinado.

Para que o reconheçam, esse é o Alejandro e seu carro credenciado, podem observar que ele anda arrumado e mantém o carro limpo. Essa foto foi tirada no 3º dia de viagem, ele limpou o carro entre o 2º e o 3º dia.

Em alguns países que visitei eu fiz tours de táxi e em praticamente todos eu tomei um táxi na rua ou no hotel, mas esse é o primeiro que estou indicando dessa forma porque foi muito acima da média, seguramente quando eu voltar ao México eu irei contatá-lo para agendar novos tours. Para se ter ideia conheço duas pessoas que estiveram lá uma semana antes de mim e que tiveram uma experiência completamente diferente e mais limitada por conta dos tours em grupo, sem que isso representasse economia financeira.

É isso pessoal, futuramente irei escrever mais sobre o México. E pra quem tem interesse em conhecer o Canadá, irei começar uma série de posts em breve.

Grande abraço e boa semana!

Alejandro, no sé si un dia va a leer lo que he escrito aquí. Aunque solo escribí en portugués, es mi manera de agradecer por la excelente experiencia en la Ciudad de México.

Hasta pronto mi amigo!

#cidadedoméxico #tour #méxico

POSTS RECOMENDADOS