Passo a Passo para Tirar Passaporte

Boa noite pessoal!

A intenção era ter feito esse post faz algum tempo, mas por algum motivo o momento de escreve-lo nunca chegava.

Enfim falo sobre a primeira dúvida de quem irá viajar para a exterior: Como eu tiro meu passaporte?

Vale lembrar que quem precisa renovar passaporte deve realizar esse mesmo procedimento, uma vez que não existe efetivamente uma renovação do passaporte, você simplesmente tira outro e invalida o anterior.

Pré-requisitos para tirar passaporte comum:

  • Ser BRASILEIRO;

  • Ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;

  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;

  • Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;

  • Não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.

Cumpridos os pré-requisitos, basta acessar o site da polícia federal em http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte para visualizar uma espécie de menu com o passo a passo para tirar o passaporte.

Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte

  1. Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há "renovação" e nem "prorrogação" de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

  2. Solicite a emissão do passaporte. Ao final da inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

  3. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

  4. Após a compensação do pagamento (que pode variar de 2 a 3 dias), agende seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte.

  5. Compareça ao posto da PF escolhido, no dia e horário agendados (recomenda-se com 15 minutos de antecedência) munido da documentação original exigida , boleto GRU, comprovante de pagamento e comprovante de agendamento. Somente menores de 3 anos devem levar fotografia. Para todos os outros, a fotografia coletada no momento do atendimento.

  6. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

  7. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento.

Comecemos então com o passo 1, documentação necessária.

No site da PF há um texto longo sobre a documentação, contudo, para a grande maioria dos brasileiros maiores de 18 anos, basta levar o seguinte:

Carteira de Identidade OU CNH;

Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

Documento de alistamento/reservista;

Passaporte anterior se ainda válido (recomendo que leve de qualquer forma).

Há orientações para menores, pessoas que mudaram de nome, indígenas, dentre outros, caso seu caso seja específico recomendo acessar a seção de documentação necessária aqui.

No passo 1 não precisa fazer nada, é apenas consulta, o requerimento será no passo 2, clicando no link referente à emissão do passaporte.

Será então redirecionado a um formulário com várias etapas, as quais devem ser integralmente preenchidas.

IMPORTANTE: Será gerado um número de protocolo, é com ele que você realizará as próximas etapas do processo e conseguirá acessar o andamento do mesmo.

Terminado o preenchimento do formulário é necessário pagar a GRU, que é um boleto no valor de R$ 257,25 (em julho de 2018). Não tenho foto dessa tela por que não estou fazendo o requerimento, mas é bem intuitivo.

Pagar o boleto consiste no passo 3 do procedimento.

Após o pagamento do boleto deve-se aguardar 2 a 3 dias para que o pagamento seja confirmado no sistema e o acesso ao agendamento seja liberado.

Estamos agora no passo 4, que é o agendamento do atendimento. Para prosseguir ao agendamento clique aqui ou em agende seu atendimento no passo a passo.

O agendamento é bem simples e intuitivo, podendo escolher a unidade de sua preferência, a data e o horário.

Finaliza-se aqui o passo 4.

Compareça no local e data agendados com a documentação necessária para o atendimento presencial. Como o horário é agendado não há muita espera, basta se identificar e aguardar ser chamado.

O atendimento também é bem rápido, será tirada foto (portanto vá com a maquiagem em dia) e coletadas assinatura e digitais. Poucos minutos e tudo estará terminado.

Ao final você receberá um documento com uma data provável da entrega do passaporte, mas para ter certeza mesmo é só acessar aqui para acompanhar o processo. Esse é o passo 6, penúltimo do procedimento.

Enfim chegamos ao último passo, o 7, que é simplesmente buscar o passaporte quando estiver pronto. Acesse frequentemente o site de acompanhamento e quando constar que está pronto é só ir buscar.

Demora cerca de 10 dias para ficar pronto, tenha isso em mente para não deixar para última hora e, assim, evitar stress desnecessário.

Não tem ou não quer tirar passaporte e ainda assim quer viajar para fora do Brasil? No próximo post irei dizer os destinos aos quais pode ir somente com seu RG.

#passaporte #documento #viagem

POSTS RECOMENDADOS