Existe vida após o Diners?

Bom dia pessoal!

Esse post é quase um desabafo, mas pretendo dar uma luz no fim do túnel, algo digno dos ensinamentos de Pollyanna em seu jogo do contente, procurarei mostrar que para alguns pode sim ter mudado para melhor.

 

CONTEXTO

 

Primeiramente, e essa é a parte que denomino desabafo, deixo as devidas críticas ao Itaú por tomar essa decisão horrível de simplesmente cancelar todos os cartões Diners emitidos pelo Citi no Brasil, e não foi algo progressivo, em janeiro de 2019 os cartões serão inevitavelmente cancelados.

(O Diners continuará sendo emitido em parceria com a Elo, mas é outro cartão, com outros benefícios e anuidade, então não falarei sobre ele nesse post)

São mais de 350 mil órfãos do cartão que considero como melhor para os viajantes que utilizam salas vip em aeroportos do mundo todo.

Esse cartão era especialmente bom porque não é todo mundo que tem acesso aos cartões Mastercard Black e Visa Infinite que oferecem acesso gratuito a salas vip, portanto o Diners foi, durante muito tempo, a opção mais acessível ao público em geral, com anuidade que, negociada, pode facilmente ficar em R$ 180 e exigência de renda baixa para contratação do cartão.

Foi meu primeiro cartão que dava acesso a salas vip e minhas 4 últimas utilizações foram em Minsk, Varsóvia, Copenhague e Miami, esses 4 acessos pagos com um cartão que me dá assinatura do Loungekey custariam mais de 100 USD. Enfim, foi a morte do melhor e mais acessível cartão com acesso a salas vip emitido no Brasil.

 

O QUE ACONTECERÁ AGORA?

 

O Itaú substituiu o Diners (sem critério aparente) pelo Itaucard Multiplus Gold ou pelo Credicard Exclusive Visa Platinum.

Teoricamente o Diners "pobre" foi trocado pelo Multiplus e o Diners "rico" pelo Credicard, mas no meu caso eu tinha o Diners "pobre" e recebi o Credicard.

Quem recebeu o Itaucard Multiplus Gold cancele imediatamente, pare de ler esse texto e ligue para 3003-3030, voltando a ler depois de ter cancelado o cartão, ele não vale nem de graça.

Focarei, portanto no Credicard Exclusive Visa Platinum.

 

INFORMAÇÃO SOBRE SALAS VIP

 

Em um primeiro momento o Itaú informou que o novo cartão não daria mais acesso a salas vip, o que me fez ligar lá para questionar e quiçá cancelar meu cartão.

A atendente me falou para esperar que eu receberia um email com informações sobre os acessos a salas vip e que pelo menos 2 acessos estavam garantidos, mas que o Itaú estava avaliando aumentar o número de acessos anuais. Convenhamos, a grande maioria das pessoas, quem vos escreve incluso, tinham o cartão Diners unicamente para acessar salas vip em aeroportos.

Enfim recebi esse email, e o resultado mostro abaixo:

Sinceramente, 2 acessos são uma vergonha, mas não irei criticar muito nesse momento, pois se não me serve não quer dizer que não sirva para outros. Procurarei indicar quando vale e quando não vale manter esse cartão.

 

MELHORIAS EM RELAÇÃO AO DINERS ANTIGO

 

Nem tudo são espinhos (será que posso usar isso como inverso para "nem tudo são flores??), pois pode ter sido criado o melhor Visa Platinum emitido no Brasil.

A pontuação do Credicard é melhor que a do Diners, além dos novos e bons benefícios do Visa Platinum e parcerias com Uber e lojas. Não dá pra dizer que tudo piorou com a troca do cartão (pelo Credicard, pois para o Multiplus Gold piorou tudo).

Se salas vip não era o seu foco com o Diners, se é que isso é possível, então com certeza o cartão foi trocado por um melhor. Contudo, para a grande maioria dos casos, foi uma apunhalada doída do Itaú.

 

QUANDO MANTER E QUANDO CANCELAR O CREDICARD?

 

Essa é uma questão que acaba sendo subjetiva. Para fazer essa análise vou partir do fato de que o acesso a salas vip oferecido pelo Diners foi perdido e não pode mais ser recuperado, então não focarei no que você tinha, mas sim no que terá daqui em diante.

Em suma, manter ou não esse cartão vai depender muito dos outros plásticos que você tem na carteira.

Cenário 1 - Tenho um Mastercard Black ou Visa Infinite

Nesse caso manter ou não o Credicard pode depender de uma coisa simples: anuidade. Paga R$ 1.200 no outro cartão? Então pode ser interessante pagar até 0 (zero) no Credicard. Isso mesmo, deixei para dizer isso agora, mas a atendente também me falou que estão com política de isenção de anuidade, aparentemente é só ligar lá e pedir, pelo menos por 1 ano está garantido.

É verdade que o Platinum tem menos benefícios da bandeira que o cartão melhor, mas não é tão menos assim, e parece que a Visa deu uma melhorada nos benefícios do Credicard, aguardarei para confirmar essas informações.

Muitos cartões Black e Infinite dão 2 pontos por dólar gasto, que é exatamente a mesma pontuação do Credicard, acho que é o melhor benefício deste, tendo em vista que cartões Platinum geralmente se limitam a 1,5 ponto por dólar.

Não podemos deixar, também, de considerar o benefício que lá atrás falei que era uma vergonha, que são 2 acessos a salas vip no Brasil e no exterior para o cartão titular e cada adicional. Além desses 2 acessos gratuitos há a adesão ao Loungekey, que somente é oferecido por cartões Black e Infinite, ou seja, esse é o critério crucial para desempate, tendo em vista que, mesmo nos cartões elitizados, somente uns 10 oferecem acessos gratuitos, todos os outros cobram desde o primeiro acesso.

Cenário 2 - Tenho um outro cartão Platinum

A pergunta aqui é, tem algum motivo para preferir usar o outro Platinum? Tal como relacionamento com o banco, promoções (como a do triplo de pontos do Santander), ou qualquer outro motivo que lhe faça querer, por pura opção pessoal, ficar com o outro Planitum.

Se não tiver nenhum apego ao outro cartão, troque pelo Credicard, ele dará mais pontos por dólar gasto, tem os bons benefícios do Visa Platinum, dá crédito no Uber, tem parceria com lojas, o programa de pontos geralmente oferece bônus para transferir para milhas aéreas que chegam até 100% (transformando a pontuação em 4 pontos por dólar).

Cenário 3 - Tenho um cartão Gold, Internacional ou Nacional

Definitivamente fique com o Credicard e cancele o outro cartão (se não tiver anuidade mantenha os dois, é sempre bom ter limite extra, nunca se sabe né).

Nessa situação entram em campo os bons benefícios do Visa Platinum, que podem ser consultados aqui.

Cito abaixo os que mais me agradam:

  • Seguro de carro alugado no Brasil e no exterior sem franquia;

  • Bom seguro viagem para você e a terceiros;

  • Proteção de preço, caso encontre algo que por um preço menor que pagou;

  • Proteção de compra para roubo e acidentes para o que comprar com o cartão.

Tudo isso além da pontuação por dólar que será o dobro do cartão Gold e os benefícios citados nos outros cenários.

Se o seu caso for o cenário 3 com certeza não há motivo para manter seu outro cartão e cancelar o Credicard.

Concluo, portanto, minha análise na posição de órfão do Diners que sou, como eu tenho outro cartão com acesso a salas vip e que superam os benefícios do Credicard eu não vou manter o meu, mas concordo que para muitos pode sim compensar essa troca.

Estou escrevendo com intuito de tentar ajudar alguém em sua própria decisão, pois as informações costumam ser pouco claras. Vou fazer uma série de posts sobre cartões de crédito, pois vi que muitos tem dúvidas sobre o que fazer com os seus e muitas vezes acabam simplesmente aceitando o que o banco ou loja oferece, perdendo assim a chance de obter muitos benefícios e ganhar muitas milhas. Vou ajuda-los a lidar melhor com esse "monstro" que é o cartão de crédito, pois ele também pode ser seu melhor amigo.

#cartãodecrédito #diners #credicard #platinum #visa #salavip

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS