Análise de Promoção - Leilão Tap

Boa noite pessoal!

Diariamente somos bombardeados com promoções de todas as cores, tipos e formatos e, muitas vezes, não desfrutamos de sensibilidade suficiente para avaliar com exatidão o benefício dessas famigeradas e alardadas promoções.

Desde o começo já deixei claro que esse blog não será um meio de apenas divulgar promoções, a não ser que seja algo excepcional e eu realmente recomende a todos.

Contudo, como hoje recebemos diariamente dezenas de e-mails de mala direta e, suponho, alguns deles relacionados a viagens, quero ajudar você a ter uma maior sensibilidade na hora de avaliar se uma promoção vale a pena ou não.

Escolhi a dedo uma promoção bastante complexa para começar, tanto é que o post de ontem atrasou um dia, mas valeu a pena, pois consegui imagens atualizadas.

A promoção pode ser acessada nesse link.

Começando pelo começo, o que é essa promoção? A Tap, para comemorar sua 100ª aeronave, está fazendo uma série de 100 leilões de pacotes de viagem, sendo que alguns tem como origem o Brasil. Hoje inclusive foi o dia do Brasil, por isso consegui imagens novas.

Para vocês entenderem a mecânica, colocarei o regulamento abaixo:

Ou seja, está sendo leiloado, nesse lote específico, um pacote para 2 pessoas com saída de GIG (Galeão - Rio de Janeiro) e 4 noites no hotel Pestana em Lisboa.

O leilão em questão foi aberto hoje 10:00 e finalizou 11:00, mas a partir de então cada novo lance estendia o tempo por mais 2 minutos, até que alguém conseguisse manter seu lance como vencedor por exatos 2 minutos.

Vamos ao resultado:

Vou divulgar o nome da ganhadora porque está no site da Tap, ou seja, é um dado público.

Podem ver que o leilão encerrou exatamente 11:13 (GMT-3 / horário de Brasília) e o lance vencedor foi de 266.100 milhas Miles & Go, programa de milhagem da Tap.

E agora, foi bom ou ruim? A pessoa pagou barato nesse pacote? Valeria a pena eu ter dado mais um lance para comprar? Até quanto é um bom valor para dar lances?

Muitas perguntas, acredito que para muitos a resposta não está na ponta da língua, é exatamente por isso que vou, daqui em diante, analisar as promoções ao invés de apenas divulga-las.

Antes de mais nada, quanto a pessoa pagou por esse pacote?

Um pouco difícil, pois a compra foi com milhas, mas eu costumo precificar essas milhas, é que uma mistura de por quanto é possível recompra-las e quanto elas valem em uma emissão de passagens.

Futuramente eu explico melhor meus critérios, mas varia um pouco se você consegue milhas com seu cartão ou tem que compra-las integralmente, então vou precificar como 25 BRL o milheiro nesse momento, só para termos um parâmetro. Ou seja, o pacote custou 6.652,5 BRL.

É difícil precificar, pois dada a combinação correta podemos ter valores pagos pelas milhas tão baixos quanto 5.588,1 BRL, então optei por colocar um valor médio devido ao fato de ser acessível para uma parcela maior da população.

Bom, vamos agora ver o que compramos ao arrematar esse pacote:

Temos um total de 4.641,41 BRL por passagem aérea, totalizando 9.282,82 BRL para 2 passageiros, somados a 3.566,39 BRL do hotel. Portanto, o valor do pacote arrematado é de 12.846,21 BRL, quase o dobro do que o valor pelo qual precifiquei as milhas ofertadas no leilão.

Então foi um EXCELENTE negócio para quem comprou???

Não é bem assim, mas também não foi de tudo ruim não, acho que a resposta pode ser mais subjetiva do que racional, portanto minha ideia será oferecer mais algumas informações e orientar algumas análises, mas nesse caso para alguns pode ser um bom negócio e para outros não.

Vamos ao custo de milhas de uma passagem do Brasil para Portugal:

Temos um custo de 135.000 milhas por pessoa, totalizando 270.000 milhas + cerca de 500 BRL de taxas para duas pessoas, então já estamos 500 BRL acima do valor do leilão e nem temos hotel ainda.

Sim, mas notem que a origem é qualquer estado do Brasil, e não só de GIG, então se você morar em Recife teria que chegar no RJ por sua conta para iniciar o pacote comprado no leilão. Esse custo pode chegar facilmente a 1.000 BRL dependendo do local de residência.

Vale também considerar que o pacote do leilão é para Lisboa, que é o destino mais barato de Portugal, mas se você quiser ir a Madeira ou Açores, destinos maravilhosos, o valor pago com milhas é o mesmo que para ir até Lisboa, agregando muito valor à sua viagem.

Falta ainda o hotel, tudo bem que o preço do Pestana é alto, mas precisa de tudo isso? Eu, por exemplo, ficaria tranquilamente em um Ibis em Lisboa por menos da metade do preço:

Já deu pra entender que em alguns casos compensa e em outros não, mas é prudente ainda avaliar que as datas do pacote são fixas e podem não ser as ideais para você.

No calendário é possível encontrar passagens a partir de 2.064 BRL ou 4.128 BRL para duas pessoas, já com taxas. Somados aos 1.773,82 BRL do hotel temos um total de 5.901,82 BRL.

Esse total é abaixo do valor precificado para as milhas gastas no leilão e permite maior disponibilidade de datas, mas tem o ponto negativo de que o hotel é pior.

Nesses cálculos eu também não estou considerando descontos que chegam a 14% no hotel e uma possível promoção de passagens aéreas.

Minha conclusão sobre esse leilão é que pra mim, pelo preço que fechou, não compensa, mas, independente da minha análise, eu quis identificar os pontos que eu analisei para chegar à minha conclusão e, assim, proporcionar que vocês adquiram um pouco mais de sensibilidade para analisar promoções vindouras.

Para quem estiver se perguntando quanto é um valor que eu pagaria como lance máximo nesse pacote, eu arrisco dizer que o valor das passagens, então eu não pagaria mais do que 165.000 milhas por esse lote.

Se as datas estão boas para você, se você mora no RJ, se gostaria de ficar em um hotel mais luxuoso, se não tem tempo de procurar hotel ou planejar a viagem etc, esse preço e até um pouco mais pode compensar pra você sim, nesse caso eu arrisco dizer que até algo em torno de 300.000 milhas poderia compensar, mas são casos mais específicos e, acredito eu, a minoria.

É isso, usei um exemplo de uma promoção diferente que apareceu para iniciar um novo ramo do blog, ajudar cada um a fazer sua própria análise das promoções que aparecem diariamente e nos bombardeiam de forma a ludibriar um pouco a análise racional dos fatos.

Espero ter ajudado e espero ajudar ainda mais com os próximos posts.

Se Joga Na Viagem!!

#promoção #programademilhagem #análise #tap #portugal

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS