Avaliação de Restaurante #13 - L'Entrecôte de Paris

Data da Visita: 28/05/2019 e 28/06/2019

Horário: Jantar

Local/Unidade: Itaim Bibi

AMBIENTE - 9/10

Ambiente muito bonito, remete a um bistrô parisiense.

Há opção de mesas externas e internas, com bom espaçamento, permitindo circulação de comensais e garçons.

Bom nível de ruído e bom conforto das cadeiras.

SERVIÇO - 9/10

O serviço, de forma geral, foi muito bom, com destaque para a limpeza da mesa.

Nós usamos a faca da refeição para comer a entrada, é errado, eu sei, mas a faca da entrada era muito ruim de manusear. O garçom viu e trocou nossas facas sem que nenhum dos dois que estavam sentados à mesa viram a troca.

Existe, portanto, um bom nível de proatividade.

O atendimento foi acima da média, nada a reclamar, a única ressalva é que, por haver poucas mesas ocupadas, achei levemente desorganizado, mas quase imperceptível, é que já fui em restaurantes suficientes para pensar que, com a casa cheia, eles terão alguns probleminhas.

Os talheres eram de boa qualidade, completamente limpos, mas os pratos pareciam todos engordurados na borda, ou foram limpos com um pano engordurado ou ficam em um ambiente de exaustão ruim. Tirei um ponto por conta dos pratos levemente sujos.

EDITADO: Voltei para editar o post e incluir a informação de que os garçons viram os pratos ao colocar na mesa, o que é um cuidado muito acima da média e que pra mim faz grande diferença.

COMIDA - 8.5/10

Esse quesito talvez merecesse um 10, acho que está muito perto do 10 na verdade, mas eu penso que é possível melhorar 3 pontos, os quais irei detalhar ao longo da avaliação.

Começamos com uma entrada de queijo brie gratinado, que não era bem gratinado, mas que foi uma das melhores entradas que já comi na vida, simples assim.

Equilíbrio perfeito entre brie e a cobertura doce, no ponto ideal para passar nas torradinhas que acompanhavam, em quantidade justa para terminar o prato todo. Eu adoro brie, sempre tenho e uso para várias receitas, mas não sou fã de geleia de damasco e, ainda que goste de mel, acho que ele rouba muito o sabor dos pratos. Nesse caso eu dei o braço a torcer e não me arrependo, não tenho nada a acrescentar, só elogios.

Notem que veio um brie inteiro, mas depois eu falo sobre isso.

O prato principal foi o único prato disponível na casa, que é o entrecote.

Eu tenho o seguinte pensamento: Se um estabelecimento só faz um prato, pelo menos que faça perfeito. E foi perfeito, perfeito de sal, perfeito no ponto, perfeito na qualidade da carne, que desmanchava.

Antes do prato veio uma salada, mas aí eu vi um erro técnico que considero um pouco grave, todas as folhas da salada estavam inteiras, o que eu já acho meio inconcebível para uma salada individual. Para agravar o fato a salada veio em um prato fundo, ou seja, um prato dentro do qual eu não devo cortar nada, então foi meio incômodo comer a salada.

Quanto ao sabor, a salada estava incrível, para ficar perfeito eu gostaria de ver umas lascas de queijo por cima.

Voltando ao entrecote, as batatas que acompanham estava um pouco encharcadas demais, mas nada que desabone o prato, continua perfeito. Dou um destaque muito grande para o ponto da carne, além de correto veio igual para os dois pratos na mesa.

Acompanhando o prato principal veio o molho secreto da casa, uma espécie de bernaisse com dijon, como eu estava em um restaurante francês eu joguei o molho sobre a carne e sobre as batatas, depois cortei as batatas e comi como um poutine, que é canadense, mas da parte francesa do Canadá. O molho estava excelente, realmente digno do título de molho secreto da casa.

Esse é o ponto francês, vermelho e não rosado, então veio exatamente como eu queria.

EDITADO: Voltei uma segunda vez ao estabelecimento e dessa vez pedi a carne com salada. Nesse caso não tem direito à salada de entrada, o que me decepcionou um pouco, e também não há reposição.

EDITADO: Eu achei que nessa segunda vez veio um pouco fora do ponto, mas estava bom também.

Para a sobremesa pedi um tarte tartin, uma das minhas sobremesas favoritas.

As maças passaram um pouco do ponto, perdendo a crocância, e o sorvete por cima poderia ser substituído por uma calda de baunilha, tipo a que normalmente se serve com pain perdu ou oeuf a la neige, acho que dessa forma ficaria um pouco menos doce. Não que tivesse um excesso de açúcar, acho até que colocaram pouco, mas as maças já são naturalmente doces. O caramelo por baixo achei desnecessário, poderia ser substituído por um "pesto" de hortelã ou raspas de limão para levantar o prato ao invés de potencializar o doce. Mas novamente, eu gosto das sobremesas com sabor dos ingredientes e a menor quantidade de açúcar possível, então pode ser que essa mesma sobremesa agrade muita gente que gosta um pouco mais de doce.

Sobre a massa por baixo, nada a reclamar, estava perfeita.

EDITADO: Na segunda visita pedi o Mille-Feuilles, mas confesso que é mais bonita que saborosa essa sobremesa. Eu prefiro a massa folhada um pouco mais leve e aerada e o doce de leite não me agradou muito.

Foi uma avaliação bastante rigorosa, talvez até mais do que deveria, mas eu vi um grande potencial nesse restaurante e quero voltar um dia para dar 10 em pelo menos 3 critérios.

CARDÁPIO - 9/10

Como avaliar um cardápio que só tem 1 prato principal?

Eu poderia dar um 3 ou 4, mas a proposta do restaurante é ter somente um prato, o que fazer então?

Tem algo para vegetarianos? Sim, tem saladas. Tem entradas? Sim, algumas boas opções. Tem sobremesas? Sim, boas opções também.

Então vou avaliar como se tivesse quantidade suficiente de pratos principais, nesse caso eu dei nota 9 pois acho que poderiam ter mais entradas ou mesmo dar opção de comprar um acompanhamento, como cogumelos ou creme de espinafre. Penso até que poderiam ter mais opções de molho, mas aí é escolha da casa, não dá pra dizer que é certo ou errado, mas nem todos gostam da acidez pronunciada do molho secreto.

PREÇO - 10/10

Para mim os preços são muito bons, tanto para entradas quanto para pratos principais e sobremesas. Não que sejam os mais baratos, mas a quantidade servida pelo preço cobrado é muito boa.

Por 29,90 recebemos um brie inteiro para comer de entrada, isso é um ótimo custo / benefício para uma entrada, e por 59,90 come-se um bom naco de carne com salada e batata à vontade, um excelente valor pela quantidade e qualidade da comida.

As sobremesas também estão com um valor muito bom, pois são grandes, dá tranquilamente para dividir com alguém.

AVALIAÇÃO FINAL - 9,1

#restaurante #avaliação #francês #sãopaulo

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS