Câmbio na Argentina - Parte 2 - Levar BRL, USD, Cartão de Crédito ou Travel Money?

Bom dia a todos!

Na parte 1 concluí que é melhor trocar dinheiro na Argentina do que no Brasil, uma vez que lá cada BRL pode valer até 36% a mais.

Há contudo, uma segunda dúvida que paira quando você se perguntar se é melhor levar BRL ou USD em espécie para trocar por ARS na Argentina ou se vale a pena levar cartão de crédito e/ou travel money.

Para essa análise eu vou fazer duas semi-finais separadas, uma entre moedas em espécie e outras entre cartões, e depois comparar as vencedoras.

Primeiramente vamos analisar se é melhor levar BRL ou USD.

Do post anterior inferi-se que é possível comprar 10,7 ARS com 1 BRL. Resta então saber quantos ARS é possível comprar com 1 USD.

Para tanto vamos à conversão de BRL para USD no Brasil.

Ainda no Brasil, com 1 BRL se compra 0,246 USD.

A melhor taxa que encontrei para vender USD na Argentina foi de 44. Ou seja, com 1 USD se compra 44 ARS. Fazendo a proporcionalidade, com 1 BRL se compra 0,246 USD e com 0,246 USD se compra 10,82 ARS.

Confesso, com toda sinceridade, que eu comecei esse post preparado para aconselhar a todos que levem BRL e não USD, mas, nas cotações de 06/06/2019, está compensando levar USD.

Resumindo, com 1 BRL se compra diretamente 10,7 ARS ou, se trocado por USD no Brasil, é possível comprar 10,82 ARS com o mesmo BRL, portanto, se levar USD é possível comprar 1,12% a mais de ARS do que se levar BRL para a Argentina.

CONCLUSÃO 1: Hoje é melhor levar USD do que BRL em espécie para a Argentina.

Faço uma ressalva, entretanto, de que os valores estão muito próximos, então refaça tanto as cotações quanto as contas quando for sair de viagem e esteja ciente de que o câmbio pode variar de um dia para o outro, mesmo durante sua viagem.

Vamos ao outro lado da chave, comparando cartão de crédito com travel money.

A cotação oficial em 06/06/2019 é 0,086. Para carregar um travel money as casas de câmbio brasileiras estão cobrando 0,13, valor cerca de 51% maior do que a cotação oficial.

Portanto, em hipótese alguma leve travel money nessa viagem, uma vez que a taxa cobrada pelo cartão de crédito será de 6,38% (IOF) + 1-5% (ágio para USD) + 2-5% (ágio para ARS), totalizando um mínimo de 9,38% e um máximo de 16,38%, que está longe do ágio cobrado para carregar o travel money.

CONCLUSÃO 2: É melhor levar cartão de crédito do que travel money.

Temos então as duas melhores opções para hoje, que são levar USD e cartão de crédito.

Resta, portanto, a pergunta final: É melhor levar dinheiro em espécie ou cartão de crédito?

As casas de câmbio da Argentina cobram cerca de 8,7% de ágio sobre a moeda, um pouco menos se considerar USD, que está perto do mínimo cobrado pelo cartão.

Minha conclusão depende de 2 fatores:

a) Se o ser cartão cobrar as taxas próximas ao mínimo leve mais cartão e menos dinheiro, mas se cobrar perto do máximo então leve mais dinheiro em espécie.

b) Se achar perigoso levar muito dinheiro em espécie e não estiver confortável com isso, por exemplo se no hotel não tiver cofre ou se for ficar em hostel, é melhor, mesmo pagando um pouco mais, usar mais cartão de crédito do que dinheiro em espécie.

Em minha experiência, como eu tenho um cartão que cobra perto do mínimo, eu utilizo espécie em países cuja moeda é EUR (Euro) ou USD e cartão em todos os outros, pois geralmente trocar o dinheiro duas vezes não compensa.

Como descobrir quanto seu cartão irá cobrar? Você não conseguirá facilmente simular uma compra em ARS, mas pode comprar qualquer coisa de 1 USD no Ebay e ver quanto seu cartão cobra de ágio, ou simplesmente acessar sua fatura avulsa e ver a taxa de hoje do USD para comparar com a cotação oficial do comercial. Por experiência, se o seu cartão colocar um ágio de 5% sobre o dólar comercial o ágio sobre a outra moeda também será alto, portanto leve dinheiro em espécie. Meu cartão cobra somente 1% sobre o dólar, então eu já utilizei em pelo menos 9 países até hoje.

Concluo, portanto, a parte 2 sobre câmbio na Argentina. A parte 3 será bem curta, separei somente pela relevância do tema.

Se Joga Na Viagem!!

#câmbio #argentina #buenosaires

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECOMENDADOS