Moedas Aceitas no Uruguai

Boa noite a todos!

Esse é o primeiro de uma série de posts proporcionados pelo Vinícius S., que me enviou várias informações e fotos de sua viagem, atualizando a experiência que eu tive quando visitei Argentina, Uruguai e Chile.

Um post curto pré-feriado, mas estou preparando um material interessante para o feriado, aguardem.

Eu relatei nesse post que não trocar dinheiro, levando BRL ou USD para a Argentina, muitas vezes pode caracterizar a melhor opção para lidar com o câmbio.

Trago, para complementar, um exemplo no Uruguai, onde um restaurante disponibiliza os preços em diferentes moedas.

Na mesma placa estão presentes os preços em UYU (Peso Uruguaio), ARS (Peso Argentino), BRL (Real Brasileiro) e USD (Dólar Americano).

O câmbio oficial na data da foto era 9,18 UYU por BRL, já a cotação do restaurante era 7,91 UYU por BRL, cerca de 13,8% abaixo da oficial.

Comparativamente, é uma cotação boa em relação às casas de câmbio brasileiras, mas ruim comparando com algumas casas de câmbio em Montevidéu.

Minha recomendação é que essa taxa já torna viável a utilização do cartão de crédito, desde que você pague um ágio de até 7% sobre a cotação oficial do UYU. Se o seu cartão tiver benefícios, como milhas, pode aceitar um ágio de até 9%.

Como cheguei nessa conta?

7% de ágio + 6,38% de IOF totalizam 13,38%, abaixo da taxa do restaurante.

Como saber quanto seu cartão cobra de ágio?

Um bom parâmetro é saber quanto ele cobra por dólar, se for perto de 5% então você está no limite, mas se for perto de 1% pode comprar tranquilo. Você pode também fazer uma compra em UYU no primeiro dia da viagem e ver se ocorre o lançamento em BRL na fatura em aberto do cartão, se isso ocorrer você já tem o ágio exato.

O que é ágio?

Ágio é um porcentual adicional que o banco cobra em cima da cotação oficial para uma determinada moeda, se você olhar sua fatura verá a cotação do dólar na data de hoje, se comparar com o dólar comercial terá o ágio que o banco cobra para essa moeda. Por experiência o ágio para outras moedas, que serão primeiro convertidas em USD e depois em BRL, é no mínimo 2%.

É isso, farei mais algumas postagens durante o feriado.

Se Joga Na Viagem!!

#câmbio #uruguai #montevidéu #moeda

POSTS RECOMENDADOS