Como Tirar Passaporte - Atualizado 2019 - Parte 1 - Documentação e Requerimento

Boa tarde a todos!

Link para a Parte 2

Link para a parte 3

Primeiramente, cabe esclarecer que, no título do post, coloquei apenas tirar passaporte, mas para quem for renovar o procedimento é exatamente o mesmo.

Isso porque não existe renovação de passaporte, você simplesmente tira um passaporte novo sempre que não puder mais utilizar o anterior, seja por vencimento, perda, até mesmo por não ter mais espaço para carimbo ou simplesmente porque você quer um modelo mais novo com chip.

Estou aproveitando que estou tirando passaporte nesse momento, só vence em fevereiro de 2020, mas infelizmente nosso passaporte fica praticamente inútil nos últimos 6 meses. No momento acabei de pagar a GRU e semana que vem irei agendar o atendimento. Provavelmente escreverei a Parte 2 somente após o atendimento presencial, para que eu possa trazer para vocês a informação mais atualizada possível.

Antes de abordar o primeiro dos dois temas, deixo aqui o link para acessar todas as informações sobre passaporte:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte

Nesse link é possível verificar documentação, solicitar passaporte, agendar atendimento etc.

 

DOCUMENTAÇÃO

A lista de documentos necessários para requerimento do passaporte comum pode ser encontrada nesse link.

Não vou copiar a lista aqui, mas segue um breve resumo e um ponto importante.

1. Carteira de Identidade, basicamente pode ser o RG, CNH ou passaporte anterior vencido ou não.

2. Certidão de regularidade da situação eleitoral. Vou comentar mais sobre esse item no final.

3. Certidão de regularidade com o serviço militar.

4. Passaporte anterior, válido ou não, para cancelamento. É importante levar o passaporte vencido também, mesmo que não seja obrigatório faze-lo.

5. CPF, pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho, Comprovante de Inscrição no CPF, dentre outros. Ou seja, se ainda tiver seu cartão do CPF não tire ele de casa, dá muito trabalho se perder ou tiver o cartão roubado.

6. Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU.

Essa é uma lista simplificada e que atenderá a grande maioria da população, mas sempre recomendo ler a lista completa para evitar qualquer tipo de problema no atendimento presencial.

Vale ressaltar que, mesmo que falte algum documento, você não precisará dele para dar início ao processo, então terá algum tempo para providenciar até o agendamento do atendimento presencial.

Volto agora ao item 2 da lista: Certidão de regularidade da situação eleitoral.

Você não precisa daqueles canhotos que recebe em cada votação, basta imprimir uma certidão nesse link, preenchendo o formulário abaixo.

Caso a sua situação esteja irregular receberá a seguinte mensagem.

Esse é exatamente o meu caso, pois não votei no segundo turno por estar provavelmente em um dos países bálticos.

O que fazer então?

Você pode ir direto em um cartório eleitoral levando algum documento ou acessar esse link para emitir uma guia para pagamento e agilizar o processo.

Preenchido o formulário, as pendências serão listadas na página seguinte, basta clicar na impressora e imprimir o boleto.

Ressalto que o boleto só pode ser pago no Banco do Brasil, então, se você não tiver conta nesse banco, é mais fácil ir direto no cartório eleitoral.

Como esse é o documento que tem uma chance maior de estar com problemas coloquei algumas informações adicionais aqui, mas não irei discorrer sobre os outros nesse momento.

 

REQUERIMENTO DE PASSAPORTE

Vamos então à primeira etapa onde você efetivamente tem que fazer alguma coisa, uma vez que a parte de documentação é só para conferência e possibilitar correr atrás de alguma pendência antes que seja tarde demais.

Para iniciar o requerimento do passaporte você deve acessar diretamente esse link ou buscar por passaporte no site da Polícia Federal.

É necessário percorrer 4 etapas de um formulário simples.

Ao final do processo você terá acesso ao protocolo do requerimento e ao boleto para pagamento da GRU. A taxa é de R$ 257,25, podendo ser paga em qualquer banco, e a validade do passaporte é de 10 anos para maiores de 18 anos.

Antes de iniciar a próxima etapa, que é o agendamento do atendimento, tenha certeza de ter pago a GRU e providenciado toda a documentação necessária.

Na Parte 2 irei escrever sobre as próximas etapas: Agendamento, atendimento presencial e retirada do passaporte.

Se Joga Na Viagem!!

#passaporte #documento

POSTS RECOMENDADOS