A Importância da Escolha do Aeroporto para Economizar na Passagem

Olá pessoal!

Hoje trago um assunto muito interessante, que já me fez economizar consideravelmente na compra de passagens aéreas.

Muitas cidades pelo mundo são servidas por mais de um aeroporto e a escolha do aeroporto certo pode lhe fazer economizar uma boa quantia em dinheiro no sempre apertado orçamento da viagem.

Trago para vocês dois casos de experiência pessoal minha, onde pude comprar passagens baratas e conhecer um país novo "de graça".

O primeiro foi um voo que cotei entre Londres (LON) e Madri (MAD).

Quando falamos em Londres, logo vem à cabeça o aeroporto LHR, que é o principal da cidade, mas existem outros 3 aeroportos que a servem: LTN, STN e LGW.

Como ficariam as passagens se eu optasse por não voar de LHR?

Primeiramente, para a data escolhida de 6 de novembro de 2019, os preços para voar de LHR ficaram assim:

82 GBP (Libra Esterlina) para uma passagem sem direito a bagagem.

Para os outros aeroportos temos o seguinte:

É possível encontrar, para a mesma data, passagem saindo de STN por 23,59 GBP e dos outros aeroportos por até 40,99 GBP, o que representa um desconto de até 71% sobre o preço para voar de LHR.

Há, ainda, uma outra vantagem nas passagens mais baratas, os complementos também são baratos. Por exemplo, vamos às tarifas para levar uma segunda bagagem de 10 kg:

Por 6 GBP é possível levar uma mala adicional a bordo e embarcar de forma prioritária, um ótimo valor. Adicionalmente, a escolha de assento para esse mesmo voo custa 4 GBP, também um ótimo valor.

Outro caso que trago para vocês é uma experiência que tive em outubro de 2018, quando tive que sair de Moscou e enfrentar preços elevados de taxas para sair dos aeroportos principais.

Moscou é servida por 4 aeroportos: VNO, DME, VKO e ZIA.

Vamos aos preços:

Os preços para sair de SVO, um dos grandes aeroportos, variou de 219,3 USD (Dólar dos Estados Unidos) com a Aeroflot (russa) a 179,66 USD com a LOT (polonesa) para uma passagem com 1 bagagem.

Notem que, caso eu queira sair de ZIA, um pequeno aeroporto um pouco mais afastado de Moscou, o preço para a mesma passagem caiu para 81,3 USD com a Belavia (bielorrussa), uma economia de quase 55%, é muita coisa!

A parte "ruim" é que tem uma escala no voo pela Belavia, por ser uma companhia da Bielorrússia, tem uma escala em Minsk, a capital do país.

Eu enxerguei isso como uma oportunidade, foi a minha chance de conhecer uma país que nunca havia cogitado conhecer, a Bielorrússia.

Comprei então os seguintes trechos:

Por 104,3 USD eu fui à Varsóvia a partir de Moscou e ainda passei uma noite em Minsk para conhecer rapidamente a cidade. Em breve irei colocar bastante conteúdo sobre essa viagem aqui no blog, portanto não vou me alongar muito nesse momento.

Concluindo, se estiver planejando uma viagem para qualquer cidade atendida por mais de um aeroporto sempre consulte o preço para todos os aeroportos disponíveis.

É possível encontrar preços muito mais em conta dependendo do aeroporto, principalmente por conta das taxas aeroportuárias.

Concluindo 2, nem sempre é possível encontrar todas as opções em sites como decolar, skyscanner, kayak etc, então minha sugestão é sempre procurar no google as companhias aéreas dos países de origem, destino e qualquer outro que esteja no meio do caminho ou próximas.

No caso de Moscou, olhei a companhia russa (origem), polonesa (destino) e bielorrussa (meio do caminho). Havia também opção de companhia letã (Air Baltic) e mais umas duas, porém como eu já planejava ir para a Letônia posteriormente na mesma viagem eu não avaliei essas opções. Encontrem as companhias no Google e entrem nos sites das próprias companhias para procurar as passagens.

Concluindo 3, não tenha preconceito com relação à companhias aéreas desconhecidas ou low cost, aviões não caem com frequência, então não é porque a companhia é desconhecida que a chance de cair é maior.

O serviço de bordo pode ser pior? Sim, mas e daí?

Na minha oportunidade de economizar um pouco na viagem eu escolhi viajar com uma companhia aérea da Bielorrússia, não tem nem muitos relatos e opiniões sobre ela na internet. Tendo realizado o voo e sobrevivido, eu digo que foi uma experiência de voo muito agradável e que até superou as expectativas.

O mesmo vale para preconceitos com países. Visitar a Bielorrússia não estava nos planos e, sendo uma ditadura, pode-se haver um certo receio ou preconceito com relação ao país. Na primeira oportunidade eu optei por visita-lo e foi uma experiência incrível. Pessoas abertas, que gostam de conversar com turistas, atendimento excelente em todos os lugares, segurança ao andar na rua, boa comida, câmbio honesto, preços baixos em tudo, facilidade para entrar/sair do país (para entrar no país não teve nem imigração e alfândega), limpeza das ruas e calçadas etc.

Encerro, enfim, esse post dizendo para que vocês estejam abertos a todas as oportunidades em uma viagem, não descartem ou deixem de ter uma experiência ou economia por conta de preconceito ou medo. Não que vocês devam fazer loucuras ou ir a países considerados não seguros, mas tem muita coisa boa por aí fora das mainstreams.

É isso, espero ter ajudado com minha experiência.

Avalie sempre com carinho todas as possibilidades e Se Joga Na Viagem!!

#viagem #economia #passagem

POSTS RECOMENDADOS