Como Tirar Passaporte - Atualizado 2019 - Parte 2 - Atendimento Presencial

Boa tarde a todos!

Link para a Parte 1

Link para a Parte 3

Na Parte 1 deste post eu fui até o pagamento da GRU, que é a taxa para emissão do documento.

Após o pagamento é possível agendar seu atendimento presencial.

Não tenho certeza se a compensação do pagamento tem que ser antes do agendamento ou do atendimento presencial, mas, por via das dúvidas, espere 2 dias úteis após o pagamento da GRU para realizar o agendamento.

Para agendar ou reagendar seu atendimento presencial basta acessar aqui e clicar em "Agendar Atendimento" ou "Reagendar Atendimento".

No passo seguinte basta selecionar o número de agendamentos e clicar em "PROSSEGUIR".

Preencha o formulário a seguir com os dados pessoais e do protocolo do atendimento, gerado ao iniciar o processo de requerimento de passaporte.

Não tem seu número de protocolo? Não se preocupe, não é necessário número do protocolo para agendar, reagendar ou consultar agendamento do atendimento presencial. Se não tiver o número basta preencher somente CPF e data de nascimento nessa etapa e clicar em "PROSSEGUIR".

Idem para reagendar, consultar agendamento e cancelar agendamento.

Na etapa seguinte selecione o posto de atendimento de sua preferência, é possível voltar nesse passo se não houver data e horário adequados no posto de sua escolha para tentar a sorte em outro local.

Notem, em vermelho, na parte debaixo da imagem, que houve problema com minha situação eleitoral. Isso é o que já relatei na Parte 1, pois quando iniciei o processo de requerimento de passaporte eu não havia pagado a multa por não ter votado no 2º turno da última eleição.

Para quem não acompanhou eu imprimi o boleto e paguei a taxa de R$ 3,50. Depois levei a um cartório eleitoral, sem agendamento, para dar baixa. Então se você regularizou sua situação eleitoral basta ignorar esse aviso.

Era dia 02/07 quando estava realizando o agendamento, haviam algumas datas disponíveis ainda esse mês, sendo a mais próxima no dia seguinte. Ou seja, a disponibilidade estava suficiente para mim e não precisei consultar os horários de outros postos de atendimento.

Se fosse para o mês seguinte havia disponibilidade para todos os dias, ou seja, não se preocupem muito que a disponibilidade, mesmo em um mês de férias, é muito boa.

Terminado o processo de agendamento você receberá a seguinte mensagem, sugiro que imprima para facilitar no futuro.

Hoje, dia 08, comparei no posto da PF no horário agendado e o atendimento total, considerando a espera, demorou cerca de 25 minutos.

Agora é só esperar 6 dias úteis e passar lá para retirar o passaporte. Eu não farei isso, mas é possível consultar o andamento pelo site, nesse link.

Como muita gente está tirando passaporte pela primeira vez farei uma Parte 3 do procedimento com algumas perguntas e respostas, para desmistificar um pouco esse bicho papão.

Já planejou sua primeira viagem com o passaporte novo?

Se Joga Na Viagem!!

#passaporte

POSTS RECOMENDADOS