Como Tirar Passaporte - Atualizado 2019 - Parte 3 - Perguntas e Respostas

Link para a Parte 1

Link para a Parte 2

Olá pessoal!

Terminando essa pequena série de postagens com uma espécie de perguntas e respostas que apareceram em conversas que tive com conhecidos ou sobre assuntos que podem parecer mais complicados do que são.

1) Se eu comparecer antes do horário agendado serei atendido ou terei que esperar?

Pode chegar antes sim, para ter uma ideia, no meu horário agendado eu já tinha terminado o atendimento. O agendamento é mais para evitar grandes picos de comparecimento ao posto da PF, dividindo as pessoas ao longo do dia.

2) Preciso levar o número do protocolo ou comprovante do agendamento?

Não necessariamente, eles até pedem, mas vi uma pessoa sem esse papel que foi atendida normalmente.

3) Preciso mandar uma mensagem de vida ou morte enquanto estou na espera do atendimento, tenho que sair?

Via de regra não pode usar celular, e recomendo fortemente a respeitar sempre as regras, concordando ou não com elas. No entanto, uma pessoa do meu lado hoje ficou o tempo todo de espera no celular. Não abusem, é uma mensagem de vida ou morte? Tente enviar, mas guarde o celular assim que o fizer, não é hora de ficar no whatsapp enchendo os grupos com mensagens de bom dia.

4) Como é o atendimento presencial?

Primeiro você passa por uma espécie de verificação, para ver se tem um horário agendado, depois você aguarda em uma primeira espera (ou vai direto para a segunda) até que lhe chamem pelo nome.

Na segunda espera você aguarda chamar uma senha no painel.

Nesse momento será atendido por um primeiro funcionário que irá recolher seus documentos, invalidar seu passaporte antigo e pedir para que confira todos os seus dados.

Após o primeiro atendimento, você irá esperar em uma nova fila por ordem de chegada para então colher as digitais e tirar a foto. É bem rápido e simples, só lembre que no segundo atendimento não irá chamar mais sua senha, é por ordem de chegada.

5) Devo levar RG, CPF, CNH, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Vacinação, Certidão de Reservista, Título de Eleitor, Comprovantes de Votação desde 1890, Comprovante de Residência etc?

NÃO!!! NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO!

Estamos mal acostumados, de uma maneira ruim, com abertura de conta em bancos.

Para o passaporte você só precisa confirmar 3 coisas: Identidade, CPF e Naturalidade.

Primeiro e mais importante: Deixe seu cartão do CPF em casa!! Hoje uma mulher do meu lado derrubou o cartão de CPF dela no chão e não viu, eu peguei e entreguei a ela, já pensou se perde o cartão a dor de cabeça que seria? Não precisa levar o cartão do CPF, então não leve.

Se você tem um RG com CPF então é só levar o RG. MAIS NADA!!! Leve apenas seu RG e será tudo que precisa para o atendimento!

Se tiver passaporte anterior válido leve também para invalidar, mas de documento somente o RG servirá.

No meu caso eu levei a CNH, que tem identidade e CPF, mas não tem naturalidade, e agora? Simples, eu levei o passaporte válido para que fosse cancelado e lá tem a naturalidade. Portanto somente com a CNH e o passaporte antigo eu tirei um novo passaporte.

A título de curiosidade, eu levei a CNH porque nela meu nome está sem acento, mas no meu RG e no passaporte antigo estavam com acento. Nesse caso meu passaporte novo sairá sem acento e, principalmente para viajar internacionalmente, prefiro o nome sem acento.

Lembrando que isso vale para o grupo de pessoas que não tem exceção. Se você já mudou de nome, é indígena, menor de idade, estrangeiro etc, leia os documentos solicitados que pode ter algo adicional a você, caso contrário basta um RG.

5) Como comprovo minha regularidade com a Justiça Eleitoral?

Simples, esteja regular. Não precisa nem levar o título nem os papeizinhos das votações nem a certidão de regularidade emitida online.

Lembram que eu tinha uma pendência quando iniciei o processo do passaporte? Então, eu simplesmente regularizei antes do atendimento presencial e não fiz mais nada. Durante o atendimento não mostrei e nem falei nada relacionado ao tema e foi como se essa pendência nunca tivesse existido. Não levei nenhum documento indicando que eu já havia resolvido a pendência.

6) Como comprovo minha regularidade com o Serviço Militar?

Simples, esteja regular. (déjà vu??) Novamente, não precisa levar nada, só esteja regular e pronto, eles conferem na hora.

7) Preciso comprovar residência?

Não, não precisa comprovar residência, deixe a conta de luz na geladeira.

8) Preciso levar cópia autenticada dos documentos?

Não precisa levar nem cópia autenticada nem cópia simples. Leve só o documento original.

9) Tenho que levar o comprovante de pagamento da GRU?

Não precisa levar o comprovante, basta que a tenha pago.

10) Meu documento está em mal estado, posso ter problemas?

Pode não, você certamente terá problemas! Mas fique tranquilo, lembre-se que tem que comprovar Identidade, CPF e Naturalidade, então existem muitos documentos que contém essas informações, leve o melhor que tiver. No próprio site da PF eles dão vários exemplos do que pode ser utilizado para cada uma das comprovações.

11) Meu passaporte antigo será incinerado?

Não, seu passaporte antigo será carimbado na página da assinatura e depois volta para o seu baú de recordações. Só isso, não vai ter nada cortado, páginas em branco carimbadas etc, sua lembrança estará intacta para a vida toda. Eu pelo menos tenho meu passaporte antigo guardado com carinho na gaveta para recordações das minhas viagens.

12) Eu tenho medo de tirar passaporte, e se eu tiver dúvidas na hora ou não souber o que fazer?

Não tenha medo, você estará em um posto da PF, mas do outro lado da mesa de atendimento tem outro ser humano. Não tenha medo de conversar ou perguntar. Eu mesmo aproveitei para tirar umas dúvidas, seja educado, fale bom dia/boa tarde e não tenha medo de fazer "pergunta boba". No geral eu senti um clima muito tenso, ninguém fala nada durante o atendimento, mas não se preocupem, uma palavra gentil será sempre bem recebida e você pode até arrancar um sorriso de quem lhe está atendendo. Diga-se de passagem, achei o atendimento muito bom.

13) Posso levar um acompanhante?

Pode, mas o acompanhante deverá ficar na primeira espera, depois você faz todos o processo sozinho(a).

14) Tem banheiro no posto da PF?

Sim, tem banheiro na segunda espera, mas se você estiver na primeira espera é só pedir para utiliza-lo que será permitido.

15) Como retirar o passaporte?

Logo na entrada do posto de atendimento tem uma fila à esquerda específica para retiradas, pelo menos quando estive lá não tinha ninguém nessa fila, então imagino que seja coisa de segundos para retirar.

16) Que documentos preciso para retirar o passaporte?

Basta levar um documento de identidade com foto e, como eu tinha o protocolo impresso, devo levar também a mesma impressão para facilitar a identificação.

17) Outra pessoa pode retirar o passaporte por mim?

Não, o próprio titular deve retirar o passaporte.

18) Meu boleto da GRU venceu, o que fazer?

Simples, clique aqui para emitir a segunda via.

19) Paguei a GRU e não quero mais tirar o passaporte, tem algum reembolso?

Sim, é possível solicitar o reembolso, para tanto basta baixar o fomulário aqui e entregar, juntamente com o comprovante o pagamento, ao setor de protocolos nos postos de atendimento da PF.

O estorno pode demorar até 3 dias e será feito em conta corrente.

Não é possível acompanhar o status do estorno, mas você receberá um protocolo do procedimento.

20) Paguei a GRU, quanto tempo tenho para agendar o atendimento?

Uma GRU paga pode ser utilizada em até 5 anos, ou seja, se pagar em 2019 você tem até 2024 para tirar seu passaporte.

21) Tenho um visto válido no meu passaporte antigo, como proceder?

Qualquer visto válido continuará válido, não muda nada, nesse caso basta levar os dois passaportes. No meu caso, como meu passaporte antigo era de 5 anos e o visto de 10 anos, eu tenho um visto válido no passaporte anterior ao que eu acabei de invalidar, ou seja, quando eu viajar terei que levar o passaporte atual e outro que é anterior ao anterior, cuja capa praticamente está toda apagada de tão velho.

É isso, são essas as dúvidas possível que eu consegui juntar, mas se você tiver qualquer outra pergunta é só usar o formulário de contato deste blog, me enviar um email ou deixar um comentário nesse ou em qualquer outro post.

O que está esperando? Tire agora seu passaporte e Se Joga Na Viagem!!

#passaporte #dúvidas

POSTS RECOMENDADOS