Site Interessante do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos

Olá pessoal! Como estão vocês?

Hoje estou compartilhando com vocês um site oficial do Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security) dos Estados Unidos.

Para começar, você pode acessar o site aqui.

A página inicial é da seguinte forma:

Mas afinal, pra que serve esse site?

Uma primeira parte é apenas por curiosidade, você pode acessar seu histórico de entradas e saídas no país.

Inútil? Nem tanto, quem já viajou para lá pode ter ficado sem um carimbo de entrada ou saída ou mesmo perdeu o formulário de imigração (quando existia) e não sabia se tinha que entregar ou não. Esse site assegura que sua situação está totalmente normal e você pode ficar relaxado(a) que não fez nada de errado.

Também utilizei para tirar uma dúvida que eu tinha.

Não se renova passaporte no Brasil, mas tira-se um novo. O sistema americano faz um vínculo entre os passaportes, então seu histórico com o país é mantido mesmo quando tirar um passaporte novo e isso pode facilitar renovação de visto e entradas futuras no país.

Eu tenho 2 passaportes vencidos, sendo que um deles possui visto americano e outro não. Tentei acessar o sistema com os dois passaportes vencidos e tive sucesso.

Eis o meu registro, lembrando que o site guarda apenas os últimos 5 anos, ou seja, tive duas viagens antes disse período e elas não podem ser recuperadas no histórico.

Para acessar seu histórico basta preencher o formulário simples do site encontrado aqui.

Uma curiosidade, no post sobre renovação de passaporte eu falei sobre o acento no meu nome. Eu tenho um passaporte vencido sem acento e um passaporte vencido com acento. Para o novo passaporte que acabei de tirar eu escolhi um documento sem acento exatamente por causa desse problema:

Felizmente é só ignorar o acento, mesmo que no seu passaporte seu nome esteja com acento.

Essa pode ser uma dúvida até geral, como fazer com o acento na hora de comprar passagens, reservar hotéis, preencher formulários de imigração etc.

Bom, eu fiquei 5 anos viajando com um passaporte onde meu nome tinha acento, mas nunca, em qualquer tipo de formulário que preenchi, eu coloquei acento, funcionou perfeitamente para todos os 15 países que visitei nesse período.

Se alguém tem essa mesma insegurança não se preocupe, ignore o acento que dá certo sempre.

Aproveitando um gancho, eu tenho dois nomes no campo Sobrenome do passaporte e minha esposa tem 2 nomes no campo Nome do passaporte. Todos os documentos de viagem que preenchemos até hoje e todas as reservas feitas para nós dois continham apenas o primeiro nome dela e o último sobrenome meu. Primeiro nome + Último sobrenome, essa formula funcionou em 100% dos casos, mesmo estando diferente no passaporte.

Pode colocar como está no passaporte? Pode, não tem problema, mas existem alguns campos limitados, então quem tiver nome muito grande vai ter problemas.

Voltando ao assunto do post. Tem 2 informações úteis no site, além do histórico de viagens.

A primeira é saber quanto tempo você ainda pode ficar legalmente nos Estados Unidos, preenchendo um formulário encontrado aqui.

A outra informação útil é que, se você entrar nos Estados Unidos por via terrestre, precisará preencher o formulário i94 no site. Eu estive no Canadá recentemente e em Montreal pretendia cruzar, de carro, a fronteira para os EUA e seguir por "baixo" do lago Ontario até o lado americano de Niagara Falls, onde retornaria ao Canadá (tudo isso para passar no outlet americano).

Esse era um caso que eu precisaria desse formulário, que pode ser acessado aqui.

Se você selecionar "via an airport" ou "via a seaport" receberá a mensagem de que não precisa do formulário, pois ele atualmente é eletrônico.

Outra dica, mesmo que alguém entregue um papel a você no avião não precisa mais preencher para entrar nos EUA, é tudo eletrônico agora e inclusive há alguns totens de auto atendimento. Eu fiquei receoso de usar na última viagem e fui no atendimento com um ser humano, mas pretendo utilizar o totem na próxima viagem para testar, há relatos de pessoas que conseguiram e que não conseguiram utilizar, eu farei o post assim que testar.

É isso, foi um post mais a título de curiosidade mesmo, informação nunca é demais e vai que um dia precisamos.

Se Joga Na Viagem!!

#estadosunidos #imigração #alfândega

POSTS RECOMENDADOS